Doença responde por cerca de 60 mil ocorrências por ano
Com taxas alarmantes de incidência, o câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres, com exceção dos tumores de pele do tipo não melanoma. Responde por cerca de 60 mil ocorrências por ano. Em alguns casos, essa doença heterogênea apresenta comportamento agressivo quando descoberta, porém pode ser considerada silenciosa do ponto de vista individual.
Na maior parte das vezes, é assintomático. No instante em que a paciente percebe a presença do nódulo, durante a realização do autoexame, esta lesão pode ter entre 1,5 a 2 centímetros, indicando que o tumor já estava instalado há muito tempo. O mastologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Dr. Sérgio Masilli, elucida que, até atingir essa dimensão, o câncer de mama é silencioso: não provoca dor nem promove nenhuma alteração no aspecto da mama da paciente.
A prevenção, portanto, é de fundamental importância, uma vez que muitas chegam ao consultório em fase mais avançada. Por isso, campanhas como a Outubro Rosa, são tão relevantes no apoio a essa causa.
Fonte: Diário do Nordeste