Fique por dentro

Postado em 17 de Dezembro de 2013 às 13h59

Sal em medicamentos representa risco para a saúde do coração

Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles

Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles, alerta pesquisadores do Reino Unido, segundo a BBC. Algumas fórmulas chegam a ter mais sódio do que o recomendado diariamente para um adulto, dizem os autores do estudo.

O trabalho publicado no “British Medical Journal” analisou exames de 1,2 milhões de pacientes britânicos e encontrou uma relação entre as pastilhas e ataques do coração e acidente vascular cerebral.

Comparado a pacientes que tomavam a mesma droga sem sal, aqueles que tomavam com regularidade os medicamentos efervescentes ou solúveis aumentavam em um quinto o risco de ter uma complicação cardiovascular. Eles também eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, o que os pesquisadores dizem ser a raiz do problema.

FONTE: Panpharma
- Sabemos que o excesso de sal causa hipertensão e que a hipertensão leva ao acidente vascular cerebral - disse à BBC o autor principal do estudo, Jacob George, da Universidade Dundee.

A Fundação Britânica do Coração ressaltou que a pesquisa se aplicava a pessoas que ingeriam estes medicamentos todos os dias - não significa que um usuário ocasional teria algum prejuízo para a saúde.

Veja também

Shampoo com ou sem sal? Conheça os mitos e verdades deste dilema.17/01/14 O cloreto de sódio – Sodium chloride (NaCl) é utilizado pela indústria cosmética para ajuste da viscosidade de shampoos e sabonetes. O aumento da viscosidade na formulação ocorre ao associar-se o tensoativo primário, presente na formulação, com o NaCl, pelo aumento no tamanho das miscelas formadas pelo sistema tensoativo-eletrólito. A......
Comida engorda mais do que você pensa17/12/13 Você sempre dá uma olhadinha no valor calórico de cada prato antes de escolher o que vai almoçar? Pode estar sendo enganado. Essa é a conclusão de um novo estudo, que avaliou 269 pratos de 42 lanchonetes e restaurantes......
Pesquisa cria aparelho que detecta dengue em 20 minutos20/04/14Atualmente, o exame para detectar a doença só pode ser feito no sexto dia, o que faz com que ela seja confundida com outras infecções Um aparelho portátil e de baixo custo, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), é capaz diagnosticar com precisão os pacientes com o vírus da......

Voltar para Blog