Fique por dentro

Postado em 17 de Dezembro de 2013 às 13h59

Sal em medicamentos representa risco para a saúde do coração

Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles

Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles, alerta pesquisadores do Reino Unido, segundo a BBC. Algumas fórmulas chegam a ter mais sódio do que o recomendado diariamente para um adulto, dizem os autores do estudo.

O trabalho publicado no “British Medical Journal” analisou exames de 1,2 milhões de pacientes britânicos e encontrou uma relação entre as pastilhas e ataques do coração e acidente vascular cerebral.

Comparado a pacientes que tomavam a mesma droga sem sal, aqueles que tomavam com regularidade os medicamentos efervescentes ou solúveis aumentavam em um quinto o risco de ter uma complicação cardiovascular. Eles também eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, o que os pesquisadores dizem ser a raiz do problema.

FONTE: Panpharma
- Sabemos que o excesso de sal causa hipertensão e que a hipertensão leva ao acidente vascular cerebral - disse à BBC o autor principal do estudo, Jacob George, da Universidade Dundee.

A Fundação Britânica do Coração ressaltou que a pesquisa se aplicava a pessoas que ingeriam estes medicamentos todos os dias - não significa que um usuário ocasional teria algum prejuízo para a saúde.

Veja também

Ácido Acetilsalicílico pode reduzir risco de morte por câncer de próstata30/01/15 Em recente análise de um grande banco de dados de uma clínica, o uso da substância Ácido Acetilsalicílico foi associado à queda de 57% dos casos de morte pelo câncer de próstata entre os homens diagnosticados com esse tipo de câncer não metastático. No entanto, a informação sobre essa associação ainda é......
Anvisa divulga lista de remédios que poderão subir27/03/14Governo autorizou aumentos em mais de 9 mil medicamentos. Novos preços entram em vigor em 31 de março. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou nesta quarta-feira (26) o reajuste de até 5,68% nos preços de......
Shampoo com ou sem sal? Conheça os mitos e verdades deste dilema.17/01/14 O cloreto de sódio – Sodium chloride (NaCl) é utilizado pela indústria cosmética para ajuste da viscosidade de shampoos e sabonetes. O aumento da viscosidade na formulação ocorre ao associar-se o tensoativo......

Voltar para Blog