Sal em medicamentos representa risco para a saúde do coração
Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles
Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles, alerta pesquisadores do Reino Unido, segundo a BBC. Algumas fórmulas chegam a ter mais sódio do que o recomendado diariamente para um adulto, dizem os autores do estudo.
O trabalho publicado no “British Medical Journal” analisou exames de 1,2 milhões de pacientes britânicos e encontrou uma relação entre as pastilhas e ataques do coração e acidente vascular cerebral.
Comparado a pacientes que tomavam a mesma droga sem sal, aqueles que tomavam com regularidade os medicamentos efervescentes ou solúveis aumentavam em um quinto o risco de ter uma complicação cardiovascular. Eles também eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, o que os pesquisadores dizem ser a raiz do problema.
FONTE: Panpharma - Sabemos que o excesso de sal causa hipertensão e que a hipertensão leva ao acidente vascular cerebral - disse à BBC o autor principal do estudo, Jacob George, da Universidade Dundee.
A Fundação Britânica do Coração ressaltou que a pesquisa se aplicava a pessoas que ingeriam estes medicamentos todos os dias - não significa que um usuário ocasional teria algum prejuízo para a saúde.
Veja também
Morango é arma poderosa contra o colesterol, revela estudo26/Fev/201426/02/14há 11 anos Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 201426/02/2014A ingestão diária de 500 gramas de morangos por um mês é capaz de reduzir níveis de colesterol em 9% e de triglicérides em 20%, mostra pesquisaO morango é uma boa arma na luta contra o colesterol. A conclusão de pesquisadores espanhóis e italianos consta em artigo publicado pelo Journal of Nutritional Biochemistry - publicação holandesa da área de ciência. erca de 23 pessoas se submeteram ao experimento realizado pelos cientistas. "Os voluntários foram alimentados diariamente com 500 gramas de......
Campanha Outubro Rosa chama atenção para a prevenção contra o câncer de mama06/Out/201506/10/15há 10 anos Terça-feira, 06 de Outubro de 201506/10/2015Doença responde por cerca de 60 mil ocorrências por anoCom taxas alarmantes de incidência, o câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres, com exceção dos tumores de pele do tipo não melanoma. Responde por cerca de 60 mil ocorrências por ano. Em......
É possível prevenir a calvície masculina?10/Fev/201510/02/15há 10 anos Terça-feira, 10 de Fevereiro de 201510/02/2015Não dá para impedir o processo, mas é possível tratá-lo precocementeA alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina, é a maior causa da perda dos cabelos nos homens. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas, sendo que a......