Sal em medicamentos representa risco para a saúde do coração
Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles
Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles, alerta pesquisadores do Reino Unido, segundo a BBC. Algumas fórmulas chegam a ter mais sódio do que o recomendado diariamente para um adulto, dizem os autores do estudo.
O trabalho publicado no “British Medical Journal” analisou exames de 1,2 milhões de pacientes britânicos e encontrou uma relação entre as pastilhas e ataques do coração e acidente vascular cerebral.
Comparado a pacientes que tomavam a mesma droga sem sal, aqueles que tomavam com regularidade os medicamentos efervescentes ou solúveis aumentavam em um quinto o risco de ter uma complicação cardiovascular. Eles também eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, o que os pesquisadores dizem ser a raiz do problema.
FONTE: Panpharma - Sabemos que o excesso de sal causa hipertensão e que a hipertensão leva ao acidente vascular cerebral - disse à BBC o autor principal do estudo, Jacob George, da Universidade Dundee.
A Fundação Britânica do Coração ressaltou que a pesquisa se aplicava a pessoas que ingeriam estes medicamentos todos os dias - não significa que um usuário ocasional teria algum prejuízo para a saúde.
Veja também
Entenda as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de referência14/Jan/201614/01/16há 9 anos Quinta-feira, 14 de Janeiro de 201614/01/2016Saiba mais sobre cada tipo de produto e porque existe tanta diferença de preço entre elesAo final de 2015, foram publicadas leis que alteraram o conceito de medicamento similar, o qual deverá ter a sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas de forma equivalente à adotada para o medicamento genérico. Com isso, esse tipo de medicamento poderá substituir o medicamento de referência prescrito pelo médico, do mesmo modo que o genérico. O......
Medicamento infantil terá rótulo diferente do para uso adulto08/Jan/201608/01/16há 9 anos Sexta-feira, 08 de Janeiro de 201608/01/2016Regra passa a valer em 180 diasPara evitar erros de administração e de uso de medicamentos, as embalagens de soros, injeções e medicamentos deverão ter identificação específica e mais detalhada. A especificação......
Anvisa reduz preço de medicamentos22/Jul/201422/07/14há 11 anos Terça-feira, 22 de Julho de 201422/07/2014governo retira pis/cofins de medicamentos, consumidor JÁ sente a diferençaNesta segunda, Anvisa reduziu preço máximo de mais 174 medicamentos. Isenção de PIS/Cofins diminui preços em 12%, em média. A lista de medicamentos com desconto por conta da isenção de imposto......