Sal em medicamentos representa risco para a saúde do coração
Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles
Analgésicos solúveis podem representar um risco pela alta concentração de sal contida neles, alerta pesquisadores do Reino Unido, segundo a BBC. Algumas fórmulas chegam a ter mais sódio do que o recomendado diariamente para um adulto, dizem os autores do estudo.
O trabalho publicado no “British Medical Journal” analisou exames de 1,2 milhões de pacientes britânicos e encontrou uma relação entre as pastilhas e ataques do coração e acidente vascular cerebral.
Comparado a pacientes que tomavam a mesma droga sem sal, aqueles que tomavam com regularidade os medicamentos efervescentes ou solúveis aumentavam em um quinto o risco de ter uma complicação cardiovascular. Eles também eram sete vezes mais propensos a desenvolver pressão alta ou hipertensão, o que os pesquisadores dizem ser a raiz do problema.
FONTE: Panpharma - Sabemos que o excesso de sal causa hipertensão e que a hipertensão leva ao acidente vascular cerebral - disse à BBC o autor principal do estudo, Jacob George, da Universidade Dundee.
A Fundação Britânica do Coração ressaltou que a pesquisa se aplicava a pessoas que ingeriam estes medicamentos todos os dias - não significa que um usuário ocasional teria algum prejuízo para a saúde.
Veja também
Comer amendoim com frequência faz bem para o coração, diz estudo04/Mar/201504/03/15há 10 anos Quarta-feira, 04 de Março de 201504/03/2015Consumir amendoim, ainda que seja em pequenas quantidades, ajuda a reduzir a mortalidade causada por problemas cardiovascularesOs amendoins estão vinculados a uma diminuição da mortalidade geral entre 17% e 21% e uma diminuição de 23% a 38% das disfunções por doenças cardiovasculares, segundo os autores do estudo divulgado na revista JAMA, da associação médica nos Estados Unidos. A pesquisa se baseou nos resultados de 70 mil indivíduos brancos e negros......
Dispositivo do Google pode ajudar a curar o câncer 18/Mar/201518/03/15há 10 anos Quarta-feira, 18 de Março de 201518/03/2015O Google entrou com um pedido de patente na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) para um dispositivo para usar no braço.A tecnologia chamada de Nanoparticle Phoresis é descrita como um dispositivo “capaz de modificar ou destruir um ou mais alvos no sangue que podem prejudicar a saúde”, o que inclui enzimas, hormônios, proteínas,......
Entenda como o Ebola age no organismo e porque é uma doença tão mortífera16/Out/201416/10/14há 11 anos Quinta-feira, 16 de Outubro de 201416/10/2014Tratamento é precário e chega a custar US$ 1 mil por hora; segundo a OMS, taxa de mortalidade é de aproximadamente 70%O Ebola é um vírus que provoca uma doença violenta e altamente letal. Mas, na verdade, não é o vírus que mata as pessoas infectadas. Ao invés de atacar o sistema imunológico, como o vírus da AIDS,......